Compensa Fazer Compras Na “Black Friday”?

O mês de novembro está no fim e muitos brasileiros já estão no frisson da famosa “Black Friday”, que basicamente é a última sexta-feira do mês, onde lojas de produtos e serviços anunciam descontos chamativos.

Este termo foi importado dos Estados Unidos, onde nasceu realmente essa cultura dos lojistas realizarem saldões como uma forma de aquecer a economia um pouco antes do feriado de Natal. Inicialmente, a “Black Friday” não foi uma expressão criada para significar promoções no varejo, mas sim; era usada por policiais norte-americanos da década de 60 após o feriado de Ação de Graça porque as cidades ficavam com seu trânsito caótico. Os empresários se apropriaram dessas duas palavras e hoje é sinônimo de consumo e de bom negócio.

Aqui no Brasil, a “Black Friday” já chegou como o incentivo de consumo e, mesmo rolando rumores de que as promoções dessa época não são realmente favoráveis para os consumidores, muitos ficam animados com a possibilidade de adquirir produtos com um bom desconto. Neste ano de 2025, o Serasa em parceria com a Opinion Box divulgou uma pesquisa, onde revela que 75% dos brasileiros se planejam para fazer compras neste período de black.

Mesmo sendo um termo que ainda recebe críticas por não oferecer condições vantajosas aos clientes, muitas pessoas gostam de planejar e adquirir um aparelho eletrônico que deseja, ou mesmo adiantar alguma compra de natal. O objetivo deste artigo não é realizar nenhum julgamento, mas sim; dar algumas dicas de como aproveitar da melhor maneira os descontos dessa época.

Dicas Para Realizar Boas Compras Na Black Friday

Quem não gosta de comprar um produto que está na sua ‘lista de desejos’ com o valor mais em conta? Ninguém. A Black Friday brasileira pode não oferecer as mesmas condições que o varejo dos Estados Unidos, mas é possível sim conseguir adquirir algum item com descontos exclusivos. Veja algumas dicas de como realizar boas compras na última sexta-feira de novembro.

  • Antes de chegar oficialmente a Black Friday, comece a navegar nos sites das lojas que te interessam e veja os valores cheios dos itens que você deseja comprar. Desse modo, conseguirá ter uma noção se realmente a empresa dará um desconto vantajoso na peça em questão.
  • Faça uma pesquisa na internet a respeito da reputação da loja e se ela já recebeu muitas críticas por entregar produtos defeituosos, ou realizarem alterações de preços próximo a data das promoções.
  • É importante também ficar atento com os links promocionais e emails marketing com supostas promoções. Muitos criminosos se aproveitam desse período para aplicarem golpes em consumidores.
  • Desenha uma estratégia de compra antes de chegar a Black Friday e estipule um teto de gastos. Desta maneira você não irá gastar mais do que deve e fará uma compra inteligente, adquirindo apenas itens que realmente precisa.
  • Veja com cuidado se vale mais a pena parcelar ou comprar à vista. Muitas lojas costumam aumentar os descontos em pagamentos por Pix ou boleto bancário.
  • Não esqueça que o Natal já está chegando e o mês de dezembro costuma ser um período onde os gastos aumentam com compras de presentes, confraternizações, festas, entre outros eventos sociais.

A Black No Brasil É Uma Boa Época Para Fazer Compras?

Essa é uma pergunta que vai depender do seu perfil de consumidor, no geral, o varejo brasileiro entrega algumas promoções que são vantajosas aos clientes. Muitas marcas estão em preparação para à chegada do mês de dezembro e da empolgação das pessoas em fazer as compras de Natal, com isso, essas empresas acabam dando bons descontos para receber os produtos novos.

Mas vale ressaltar que é fundamental ter bastante consciência financeira neste período e não exagerar nos gastos. Mesmo sendo uma sexta-feira onde os preços dos produtos diminuem é importante não se empolgar demais e perder o controle com o seu dinheiro. A Black Friday pode ser algo benéfico para os consumidores que já estão de olho em algum produto específico e que vai receber um desconto expressivo nesta data.

Na prática, a Black é um bom período para fazer uma compra planejada e algum produto muito específico. Mesmo com descontos, muitos itens não diminuem tanto o seu valor de mercado, e existem algumas lojas que não são tão honestas em suas promoções. O ideal é sempre priorizar empresas renomadas e com credibilidade no mercado, em seguida, definir quanto poderá gastar e tentar ao máximo não estourar o orçamento. A Black Friday brasileira pode sim proporcionar boas aquisições aos consumidores que são cautelosos e pensam bem antes de passar o seu cartão.

SAIBA MAIS

Todas as informações presentes neste e em outros artigos BOISLA podem passar por mudanças ao longo do tempo. Verifique atualizações com as instituições e empresas mencionadas.

Aprovação mediante análise de crédito por parte da instituição financeira.

Referências:

https://www.serasa.com.br/

https://forbes.com.br/

Leia mais sobre assuntos financeiros em: https://boisla.com/category/blog

Rolar para cima