Qual a melhor opção para investir: Fundo DI, Poupança ou CDB?

Poupança ou CDB

Investidores iniciantes ou pessoas que buscam aportes de renda fixa costumam ter dúvidas sobre qual o melhor: Fundo DI, Poupança ou CDB.

Cada produto possui suas próprias vantagens e características, e, embora sejam menos variáveis, não representam a mesma coisa.

Nesse caso, para escolher o melhor rendimento para a sua carteira é fundamental conhecer mais das nuances desses títulos e como escolher um. 

O que é fundo DI, poupança e CDB?

Fundo DI, poupança e CDB são tipos de investimentos de renda fixa, que possuem rendimentos menos variáveis e menos flutuação no mercado.

Por isso, costumam ser mais indicados para iniciantes no ramo financeiro, além de serem seguros e alguns até mesmo certificados pelo governo.

Fundo DI

Os Fundos de Investimento são conjuntos de títulos públicos ou privados que possuem uma taxa de referência para gerar o rendimento. Em outras palavras, é um pacote de produtos que se baseia em algum referencial, como a Taxa Selic ou o CDI.

Dessa forma, existe menos chance de mudanças bruscas na rentabilidade, além de gerar valores fixos para os clientes. Geralmente várias pessoas participam do mesmo fundo, que vende suas cotas conforme os títulos e o interesse.

Poupança

Enquanto isso, a poupança é um dos investimentos mais seguros e tradicionais que existem. Ela é oferecida por bancos e instituições financeiras, com uma taxa de referência para basear seu rendimento.

É comum que exista uma conta separada para deixar os depósitos da poupança, onde o cliente tem acesso constante e pode fazer retiradas a qualquer momento.

Nos últimos anos, a poupança deixou de ser a alternativa mais famosa por conta do rendimento. Outros produtos igualmente seguros apresentam porcentagem maior ao ano. Contudo, continua sendo um produto popular entre as pessoas físicas.

CDB

Por fim, o Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um título de renda fixa emitido pelos bancos. Na prática, é como um empréstimo que você faz para a instituição.

Enquanto o dinheiro é aplicado no banco, ele gera juros, e, posteriormente, recupera-se a aplicação e o rendimento. 

Também é um produto de renda fixa, com percentual pré-determinado e menor variação, além da confiança, visto que é um título emitido por instituições financeiras.

Qual é melhor: fundo DI, poupança ou CDB?

Entre fundo DI, poupança ou CDB existem alguns pontos que ajudam a escolher o melhor, mas, atualmente, o CDB se destaca em termos de rentabilidade.

Isso porque os fundos de investimento e a poupança se baseiam principalmente na taxa CDI, enquanto os certificados bancários possuem outros indexadores. Isso torna seu rendimento maior que a média.

Além disso, não deixam a desejar em termos de segurança e confiabilidade, pois pertencem a instituições cadastrados no Banco Central.

No entanto, se a intenção do investidor for diversificar a carteira, os fundos DI são uma boa escolha. Eles compõem pacotes de títulos variados, o que dilui os riscos e foca em mais de um indexador ao mesmo tempo.

Contudo, pode ser menos flexível, uma vez que o cliente não consegue escolher quais quer participar.

Nesse caso, entre poupança ou CDB, os certificados se tornam mais atrativos pelo rendimento, segurança e autonomia.

Quando começar a investir em fundo DI, poupança ou CDB?

O tempo certo para investir em fundo DI, poupança ou CDB é aquele que melhor combina com o seu momento. 

Muitos brasileiros não possuem o hábito de aplicar recursos, mas essa é uma forma de trazer garantias, renda passiva e segurança no futuro. Afinal, os rendimentos podem gerar aposentadoria ou um fundo de emergência.

Por isso, vale a pena começar no momento que parecer mais propício para o seu perfil e necessidades. Um dos pontos positivos desses produtos é a possibilidade de investir com pouco dinheiro, tornando-os ideais para começar.

Assim, escolha aquele que melhor combina com você e comece a aplicar dinheiro para ter rentabilidade, com segurança e taxas fixas.

Saiba Mais

Todas as informações contidas neste e em outros artigos Boisla podem passar por mudanças. Verifique atualizações com as instituições e empresas citadas.

 

Referências:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/financas/com-selic-a-1075-quanto-rendem-r-1-000-na-poupanca-tesouro-direto-ou-cdb

https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/Leiaute_de_documentos/cdb/instrucoes-de-preenchimento-doc5005.pdf

https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/p/o-que-e-um-fundo-de-investimento

 

Leia mais sobre assuntos financeiros em: https://boisla.com/category/blog/

Scroll to Top