Saiba como começar a investir com confiança e ter uma boa carteira de rendimentos

Como começar a investir

Muitas pessoas buscam como começar a investir, mas podem ter dúvidas sobre quais os primeiros passos, o que é recomendável para iniciantes e quais as formas de obter rendimentos com segurança.

Existem cada vez mais informações sobre o mercado financeiro, atraindo diferentes públicos. Agora, qualquer pessoa pode ter sua carteira de aplicações e conseguir uma renda passiva com facilidade e segurança.

No entanto, para iniciantes, é fundamental estudar algumas dicas para ter mais solidez antes de iniciar essa atividade. Dessa forma, você conseguirá resultados mais positivos e poderá construir seus investimentos com sucesso!

Por que começar a investir?

Começar a investir pode ser uma boa forma de diversificar a renda, traçar planos futuros e ter segurança financeira para diferentes momentos.

Cada pessoa tem seus próprios objetivos, como adquirir um imóvel, ter uma aposentadoria maior ou formar um fundo de emergência. Em todos esses casos, uma das alternativas mais atrativas, pois não apenas permite que o proprietário tenha uma reserva de dinheiro segura, como também gera juros e rendimentos.

Mesmo pessoas iniciantes nesse mercado podem se beneficiar com investimentos. Não é preciso comprar ações ou atuar na Bolsa de Valores, como muitos pensam. Existem várias opções seguras e de renda fixa apenas para guardar dinheiro, com uma porcentagem aplica e fácil resgate.

Por isso, seja qual foi o motivo ou os planos, é interessante traçar um investimento para auxiliar nessa meta e construir mais segurança financeira.

Como começar a investir? Veja 4 dicas

Se você decidiu que está pronto para começar a investir, vale a pena conferir algumas dicas para iniciar da forma correta e com segurança. Veja 4 indicações para iniciantes:

1. Planeje suas finanças

Antes de começar a investir, é fundamental planejar corretamente as suas finanças. Isso porque mesmo sendo uma atividade simples e prática, ela ainda trará impacto no orçamento. Ter um bom controle permitirá continuar a aplicar recursos sem sofrer prejuízos ou interromper os planos.

Por isso, entenda qual a sua renda e a porcentagem que você pode investir. Ainda, defina seu orçamento mensal, tenta quitar todas as dívidas e lembre-se de separar suas contas fixas e variáveis, para não comprometer essas necessidades.

2. Conheça seu perfil de investidor

Em seguida, é importante conhecer o seu perfil de investidor, para saber quais as melhores aplicações. Mesmo iniciantes podem ter diferentes metas e características que tornam algumas opções mais ou menos interessantes.

Por exemplo, pessoas com maior tolerância a riscos podem se interessar por produtos variáveis, que geram mais rendimentos em um curto prazo, como ações ou criptomoedas. Enquanto isso, quem está começando e quer algo mais seguro se interessará pela renda fixa e títulos do governo.

Ter esse conhecimento pessoal te ajudará a saber como começar a investir com mais confiança e menos chances de perdas.

3. Estabeleça metas

Outra dica para iniciantes no mercado de investimentos é estabelecer metas palpáveis e tê-las em mente durante todo o processo. Isso porque serão esses objetivos que traçarão o melhor caminho para o investidor.

Por exemplo, pessoas que estão planejando uma previdência privada se beneficiarão com aplicações de longo prazo, com resgate em anos. Enquanto isso, quem quer uma reserva para emergências precisa de investimentos fáceis de resgatar.

Mesmo quem quer apenas diversificar a carteira ou ter uma renda extra precisa concretizar essa meta, para saber quais os melhores produtos que atendem seus objetivos. Além disso, se as metas mudarem ao longo do tempo, será mais simples adaptar sua carteira para o novo planejamento.

4. Estude sobre o assunto

Por fim, outra dica de como começar a investir é estudar sobre o assunto e continuar se atualizando sobre o mercado. Afinal, ele está sempre em movimento, com mudanças e atualizações em diferentes áreas.

Em determinado período, uma aplicação pode parecer mais rentável ou combinar mais com seu perfil, e, futuramente, outra pode surgir e atender melhor os seus objetivos. Estar atento para essas alterações ajuda a manter a carteira sempre rentável e atrativa para os seus planos.

Existem várias formas de estudar sobre o assunto, como ver vídeos, acompanhar especialistas e ler artigos sobre o assunto. São maneiras acessíveis de se preparar e conhecer cada vez mais sobre o mercado financeiro.

O que fazer depois de começar a investir?

Após seguir essas dicas, escolher um produto e começar a investir, é fundamental continuar acompanhando sua carteira e se informando sobre o mercado.

Isso não apenas ajudará a construir um perfil mais experiente nesse ramo, como também permitirá que você tenha as aplicações mais rentáveis e esteja sempre atento à sua carteira.

Ao concluir suas primeiras metas, volte a traçar novos planos, seguindo as melhores indicações para o seu perfil e construindo uma vida financeira cada vez mais segura e concreta!

Saiba Mais

Todas as informações contidas neste e em outros artigos Boisla podem passar por mudanças. Verifique atualizações com as instituições e empresas citadas.

 

Referências:

https://www.spcbrasil.org.br/blog/quer-come%C3%A7ar-a-investir-com-pouco

https://forbes.com.br/forbes-money/2024/05/eduardo-mira-tudo-que-voce-precisa-saber-para-comecar-a-investir/

 

Leia mais sobre assuntos financeiros em: https://boisla.com/category/blog/

Scroll to Top